Nota de Inicío

Recordar é (re)viver...
São as nossas memórias colectivas como povo, como comunidade, que nos definem e que nos enobrecem.
As nossas tradições, usos e costumes, são o nosso maior legado.
Este espaço é dedicado tão somente aqueles que aparecem nestes pequenos pedaços de "antigamente", e a quem nos presenteou com a sua partilha...
Procura-se pois quem queira partilhar aqui o seu expólio particular, paga-se com divulgação dos seus proprietários e com o agradecimento de todos aqueles que por aqui passam.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

R.M.S. Slavonia (Cunard)

" ... E foi assim que, às 02.30 da madrugada, movido a toda a força das máquinas, o Slavonia entrou proa adentro pela costa do Lajedo, junto do ilhéu da Baixa Rasa, a cerca de 1 quilómetro da Ponta dos Fenais, abalado em toda a estrutura pelo encalhe violento, a agitação do mar causou o colapso do compartimento até então estanque da ré levando a popa a mergulhar progressivamente no mar.
A água chegou finalmente às caldeiras e, às 8 horas da manhã, o fogo das fornalhas apagou-se irremediavelmente. O comandante Dunning, abalado pela perda do navio - que comandava interinamente, visto ter pedido a reforma em Nova Iorque, alegando um estado de saúde precário - tentou várias vezes suicidar-se, no que foi impedido pelo telegrafista do navio..."

1 comentário:

Unknown disse...

" ... E foi assim que, às 02.30 da madrugada do dia 09 de Junho de 1909..."