Nota de Inicío

Recordar é (re)viver...
São as nossas memórias colectivas como povo, como comunidade, que nos definem e que nos enobrecem.
As nossas tradições, usos e costumes, são o nosso maior legado.
Este espaço é dedicado tão somente aqueles que aparecem nestes pequenos pedaços de "antigamente", e a quem nos presenteou com a sua partilha...
Procura-se pois quem queira partilhar aqui o seu expólio particular, paga-se com divulgação dos seus proprietários e com o agradecimento de todos aqueles que por aqui passam.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Antigos Alunos...

Curiosidade: a 3 de Outubro de 1959 inicia funções o Externato da Imaculada Conceição na casa do poeta Roberto Mesquita, sob a orientação do seu fundador, Pde Maurício de Freitas.

Em 1962, fica sob a alçada do Pde José Alves Trigueiro, em consequência do numero crescente de alunos, move-se este estabelecimento em 1970 para o edificio do Convento, onde viria a operar até 31 de Agosto de 1977

5 comentários:

Anónimo disse...

É melhor verificar a data da mudança para o Convento: em 1962 não foi!

Flores a Preto & Branco disse...

Caro anónimo, (como seria agradável conhecer o seu nome) efectivamente houve uma confusão de datas em 1962 foi o ano em que o liceu ficou sob a direcção do Pde Trigueiro, mudando-se apenas em 1970 para o convento de São Boaventura.
Agradecemos o seu "apontar" de dedo, infelizmente nenhum de nós (administradores) viveu esse tempo, pelo que temos de nos apoiar na informação que nos dão verbalmente pois a maior parte das vezes não existe informação disponível.
Pelo que bem mais difícil que exclamar o erro, é justificar e ajudar a informar.
Obrigada

flores disse...

Fiz parte do grupo de alunos que inaugurou o Externato. Como saí das Flores em 1965 desconhecia a data da transferência.Não pretendi ser crítico nem desvalorizar o trabalho do administrador.
José Avelar Valadão

Flores a Preto & Branco disse...

Caro Sr. Valadão, como pode contactar é muito mais fácil quando sabemos a quem nos dirigir.
Antes de mais obrigado pela sua visita, bem como pela sua "dica".
No entanto e como já explanamos anteriormente, não é tarefa fácil localizar temporalmente todas fotos em virtude de haver pouco material de pesquisa, e porque o tempo também não abunda, no entanto muitas vezes recorremos aos próprios donos ou pessoas com mais idade afim de definir espaço temporalmente cada foto, mas muitas vezes continuamos sem obter informação, daí que por vezes também recorremos a informação que nos vem de quem nos visita.
no caso em questão foi possível pesquisar o ano correcto e mais tarde corrigir o erro, porém nem sempre tal acontece.
Ainda assim o nosso propósito não é propriamente catalogar eventos, mas sim divulgar uma componente que a nosso ver é demasiado importante para se perder, facto que esta a acontecer muito rapidamente.
É nosso propósito apenas um combate ao esquecimento e um reavivar das nossas memorias colectivas, validando, valorizando e homenageando aqueles que fazem parte deste período do nosso passado que foi possível reaver o registo.
Volte sempre.
A Administração

Unknown disse...

Sandro, e já que estamos com a mão na massa o "retratista" na esquerda na foto nunca estudou..... infiltrado o moço !!!!