Nota de Inicío

Recordar é (re)viver...
São as nossas memórias colectivas como povo, como comunidade, que nos definem e que nos enobrecem.
As nossas tradições, usos e costumes, são o nosso maior legado.
Este espaço é dedicado tão somente aqueles que aparecem nestes pequenos pedaços de "antigamente", e a quem nos presenteou com a sua partilha...
Procura-se pois quem queira partilhar aqui o seu expólio particular, paga-se com divulgação dos seus proprietários e com o agradecimento de todos aqueles que por aqui passam.

domingo, 12 de julho de 2009

Farol da ponta das Lajes...

O farol da Ponta das Lajes entrou em funcionamento em 10 de Outubro de 1910, conforme atesta o Aviso aos Navegantes n.º 6, de 29 de Agosto de 1910: Communica a Direcção Geral da Marinha o seguinte: Que no dia 10 de Outubro de 1910 principiará a funccionar o pharol da Ponta das Lages, ponta SE da Ilha das Flores. O apparelho iluminante é dióptrico de 2.ª ordem de rotação, mostrando grupos de 3 clarões brancos e rápidos de 20 em 20 segundos, e compõe-se de dois grupos de três lentes de 0m,70 de distancia focal. Está montado em torre de alvenaria, de secção quadrada de 10 metros de altura, do solo á aresta superior da cornija. Sobre esta ergue-se a lanterna de secção circular com murette e cúpula metallica, pintada de roxo-terra. Junto á torre e symetricamente dispostos a E. e Oeste d’ella estão os edifícios, de um só pavimento, para habitação dos faroleiros. A pequena distancia a NE fica a villa e porto das Lages. O horizonte marítimo iluminado é de 208º30’.(...) O alcance luminoso em estado médio de transparência atmospherica é de 32 milhas.

Sem comentários: