Nota de Inicío

Recordar é (re)viver...
São as nossas memórias colectivas como povo, como comunidade, que nos definem e que nos enobrecem.
As nossas tradições, usos e costumes, são o nosso maior legado.
Este espaço é dedicado tão somente aqueles que aparecem nestes pequenos pedaços de "antigamente", e a quem nos presenteou com a sua partilha...
Procura-se pois quem queira partilhar aqui o seu expólio particular, paga-se com divulgação dos seus proprietários e com o agradecimento de todos aqueles que por aqui passam.

domingo, 31 de maio de 2009

Postais da Ilha...








A "gasolina" "Maria Palmira"...




Conhecidas por "gasolina", as lanchas que davam reboque aos botes baleeiros, uma destas lanchas era "Maria Palmira" aqui varada no porto das poças.

Junto com as congéneres "Maria Antónia" e "Lívia" eram das mais conhecidas embarcações, propriedade do armador Reis & Flores.

sábado, 30 de maio de 2009

Procissão de Espírito Santo...



à saída da Igreja Matriz de Santa Cruz...

Porto do Boqueirão...

"Escalers" no "poço" do porto do Boqueirão a preparar os cachalotes do dia para a "guinchagem" na rampa de varagem.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Fábrica da Baleia do Boqueirão...


As pessoas ligadas á construção da Fábrica da Baleia no final dos anos 40.

N. Senhora de Fátima...



De acordo com a informação que nos disponibilizaram, este registo terá sido feito aquando da passagem em peregrinação da imagem de N. Sra. de Fátima.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Primeiro Baile da Pinha



O dia do Fio...



O chamado "Dia do Fio" no mato que se realizava habitualmente nos mêses de Maio e Junho.

Barragem...




A Barragem da Ribeira da Fazenda e da Ribeira da Badanela na Fazenda de Santa Cruz nos seus primeiros dias de funcionamento.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

terça-feira, 26 de maio de 2009

Porto Velho



Curiosidades: reparem no qu epoderá ser um modelo Ford à direita na foto, e ficam com uma ideia da antiguidade do registo

Embarque de gado no porto das Lages...



domingo, 24 de maio de 2009

Procissão do Espírito Santo...




Procissão de Espírito Santo do Império da praça.

Banda "The Cachalots"

A Banda presente na inauguração da Sociedade Filarmónica Dr. Armas da Silveira.

sábado, 23 de maio de 2009

Primeiras Autarquicas Livres

Este é um registo das pessoas envolvidas nas primeiras eleiçoes autarquicas livres.

Fábrica da Baleia II ...



A Fábrica da Baleia do Boqueirão é um edifício industrial imponente, implantado junto do antigo porto do Boqueirão, a norte do núcleo urbano antigo e cuja rampa de varagem foi reconstruída e adaptada para alar de forma mecânica os enormes cachalotes que eram caçados nos mares do Grupo Ocidental. É bem demonstrativa da época áurea da baleação açoriana que se viveu durante e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial.
A fábrica foi construída por iniciativa de Francisco Marcelino dos Reis, um industrial de Lisboa, representado na ilha por José Jacinto Mendonça Flores, que depois seria sócio do investidor original na firma Reis & Flores, que durante muitos anos operaria uma armação baleeira na ilha. A construção começou em Outubro de
1941, tendo as máquinas sido montadas a partir de Março de 1943. A fábrica começou a laborar no Verão de 1944, provavelmente no mês de Julho. Funcionou ininterruptamente até 1976, ano em que iniciou um interregno de dois anos, tendo depois feito algumas tentativas de recomeço até 1981, ano em que encerrou definitivamente. O auge da actividade foi atingido em 1963, ano em que processou 103 cachalotes, e a última captura na ilha foi feita a 24 de Novembro de 1981, quando o bote do oficial José Jacinto Mendonça Furtado arpoou a vigésima primeira baleia desse ano.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O cantar da Alvorada no Monte de Santa Cruz



Esta foto foi tirada em 31 de Maio de 1974, tradição esta que ao longo dos anos ainda não se perdeu, apesar de cada vez menos existir menos jovens a aderir a este pequeno grupo que canta ao Espírito Santo pelas suas festas, ainda se fazem por toda a parte da ilha, as tradicionais alvoradas.

Baile no "Cine Jardim" II...




quarta-feira, 20 de maio de 2009

Vila de Santa Cruz...

A vila de Santa Cruz algumas dezenas de anos atrás, vista das torres da matriz para a rua de Santa Catarina. Assim damos início a mais uma colaboração que nos vai presentear com um arquivo extenso de grande qualidade.

Pop Star primeira formação da Banda...


Por lapso foi publicado em artigo anterior e de acordo com informação que nos havia sido facultada o que pensávamos ser na altura a primeira formação da banda, aqui fica então a rectificação, pelo que a administração endereça desculpas ás pessoas em questão.

Eis então os carismáticos "POP STARS" com a sua primeira formação num baile de Carnaval em palco no salão da Soc. Filármónica Dr. Armas da Silveira.
Nas Violas José Antonio Gomes e Luís Ambrósio, na Viola Baixo Luís Gomes, na Bateria Carlos Leal.
Ainda em palco, da esq. para dir. Norberta Mendonça, Graça Leal, Maria Azevedo, Isabel Teixeira e Teotónia Silva, Irene Lima, Isabel Lopes e Eunice peixoto.

Botes Baleeiros...



Pop Stars (baile de Carnaval na Soc. Fil. Dr Armas da Silveira)...(republicação)



Os "POP STARS" com mais de 3 décadas de carreira, representam uma das maiores, senão a maior e mais duradoura expressão popular, enquanto grupo de baile, na Ilha das Flores.

Com várias formações até á sua recente retirada, não houve palco e festa nas Flores por onde esta banda não tenha deixado a sua assinatura.

Autodidactas, com a capacidade de até criar os instrumentos com que os "POP STARS" se apresentaram em palco pela primeira vez, os irmãos "Gomes", como são conhecidos entre nós, Luís e José António, foram desde sempre a cara e a alma do Grupo.

Esta é a simples e muito merecida homenagem que se pode prestar a todos os membros que passaram pelos "POP STARS", nesta foto Manuel Herberto Rosa, José António Gomes, Luís Gomes e o último membro em palco o "grande" José Manuel Xavier que sempre esteve ligado a muitas iniciativas nesta terra, e que infelizmente já não se encontra entre nós.

A todos o reconhecido agradecimento pelas noites bem passadas e dançadas, que certamente ficarão na memória dos que tiveram esse previlégio por muitos e longos anos.

terça-feira, 19 de maio de 2009



Neste postal de Boas Festas, á esquerda o Antigo Hotel dos Franceses, Actual Servi-Flor, á direita o então recente Hospital das Flores.



Curiosidade: O Hospital de Santa cruz das Flores foi fundado em 1878, por iniciativa de António Vicente Peixoto Pimentel (18271881), filho segundo de uma casa de morgados florentinos herdeiros do vínculo instituído pelo padre Inácio Coelho em 1642, o mesmo que fundara o Convento de São Boaventura.
Face à necessidade de encontrar um imóvel que albergasse o hospital, foi escolhido o antigo convento, vazio após os franciscanos terem sido expulsos em 1834 e então propriedade de Francisco da Cruz Silva e Reis, que o havia adquirido em hasta pública. Adquirido o imóvel, por Decreto de 30 de Julho de 1877 foi o mesmo entregue à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, para hospital e asilo da infância desvalida. Através de uma incessante campanha de angariação de fundos, conduzida por Peixoto Pimentel a partir de Lisboa, onde se fixara, parte do convento foi demolida e uma nova ala construída e equipada para servir de hospital para as ilhas das Flores e Corvo. O hospital entrou em funcionamento em 1881, no ano em que faleceu o seu fundador.
Encerrado durante alguns anos na
década de 1940, reabriu em 1945, mas então com graves deficiências face à evolução tecnológica que se verificara. Um novo fôlego apenas surgirá quando se estabeleceu nas Flores a Estação Francesa de Telemedidas, sendo então demolida uma parte do convento e construído, paredes-meias, um edifício completamente novo, à época um dos mais modernos dos Açores, dotado com equipamentos e condições técnicas ímpares. Para além dos médicos locais, ali trabalharam médicos militares franceses que trouxeram formas de tratamento nunca sonhadas pelos florentinos. Com equipamento cirúrgico avançado, foi durante algumas décadas o melhor hospital dos Açores, realizando localmente cirurgias complexas.

Grupo de amigos da Fazenda



segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dakota DC-3 (CS-TAD) IV ...





"Maria Palmira"




Mais um registo de um episódio de caça á baleia ao largo das Flores, com a "Maria Palmira" em primeiro plano, uma das várias embarcações que prestavam o "reboque" aos botes para a faina.

domingo, 17 de maio de 2009

Festa do Espirto Santo



Foto de 21 de Maio de 1972, cortejo de Espírito Santo.

Postal de Boas Festas com o Transall...



Transall C-130, também conhecido simplesmente por C-130, é uma avião de transporte militar de origem franco-alemã, ao serviço de vários países.

Boavista Sport Clube (Equipe A e B)...




No municipal de Santa Cruz com o seu "magnífico" piso de terra batida e bagaça, as duas formações do boavista.
Curioso como naqueles dias havia gente suficiente ligada ao futebol para que um só Clube pudesse ter duas equipes.
Era um tempo em que se deslocavam nos seus carros ou mesmo a pé em dias de chuva, treinavam, jogavam e apenas recebiam em troca os aplausos de um publico cativo.
Aqui seguem os nomes dos jogadores, uma vez mais com a indispensavél ajuda do César Sousa.
Em cima,da esq/dir. - José Amorim, Jorge Rodrigues, José Manuel Hipólito, Roberto Fraga, José Alberto Rodrigues, João Araujo, Hernâni Freitas, Ernesto Silsa, Rogério Vieira, Marceliano, António dos Santos e José Julio;
Em baixo:Durval, Leopoldo Sousa, António Francisco Melo, Hélio Fraga, Chiquinho, Luis Manuel, Fernando Alberto,Mateus, Rogério Serpa, José Libério, Carlos Leal, e (desconhecido)

sábado, 16 de maio de 2009

Festa do Mato (N. Sra. das Flores)



Hora da missa na capela do Mato.


Derrocada na Ponta da Fajâ...



Esta foi a derrocada na rocha da Fajâ que obrigou ao abandono por parte dos moradores do lugar da Ponta.


*Curiosidade: Digno de nota é o facto de que , conforme regista esta foto, apesar do grande volume de detritos que a rocha "lançou" sobre ste lugar, pedras terra e vegetação que derrubou várias habitações, escapou ileso o pequeno nicho com uma imagem e que esta ao centro da foto.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Igreja de São Pedro, Ponta Delgada - 1949...



Um registo dos mais antigos que temos e que mostra os alunos da catequese na Freguesia de Ponta Delgada no ano de 1949, em frente á igreja de São Pedro, padroeiro da Freguesia.

Antigos Alunos...

Curiosidade: a 3 de Outubro de 1959 inicia funções o Externato da Imaculada Conceição na casa do poeta Roberto Mesquita, sob a orientação do seu fundador, Pde Maurício de Freitas.

Em 1962, fica sob a alçada do Pde José Alves Trigueiro, em consequência do numero crescente de alunos, move-se este estabelecimento em 1970 para o edificio do Convento, onde viria a operar até 31 de Agosto de 1977

Festa do Mato (N. Sra das Flores) ano de 1964...




Fotografia da Festa do Mato, durante a corrida de cavalos.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bote Baleeiro...



Um Fantástico registo do Bote com a tripulação.


A Administração apela e agradece a quem possa disponibilizar informação acerca da tripulação, nome do bote, ou armador.


Aqui fica um registo um pouco mais particular mas que prima pela singularidade com que apresenta uma família tipicamente florentina, fotografada no ambiente comum rural da época, tome-se por exemplo o estaleiro com milho que serviu de cenário.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Alcatroando a "Estrada do Mato"...



Rochão do Junco, zona central da Ilha a receber a primeira camada de alcatrão.

Dakota DC-3 (CS-TAD) III ...



Curiosidade: já repararam que ainda não existia o edificio da torre de controlo???

O controlo e serviço meteo era prestado na antiga casa de apoio que servia igualmente de ponto operacional, check-in e sala de embarque.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Boavista Sport Clube...


Uma formação um pouco mais antiga do que as apresentadas anteriormente, com o "relvado" municipal ainda sem muros á volta.
Curiosidade: para quem acha os "sapatinhos All Star" coisa da moda, repare no senhor da esquerda em pé e abaixo no segundo senhor da esquerda para a direita.

Hawker Sidelley Avro 748...



A apresentação e estreia do então "novo em folha" Avro modelo 748 da companhia aérea de bandeira regional, ainda sem as cores oficiais ( a celebre pintura de leme ás riscas vermelhas) na placa do novíssimo aeroporto das Flores.


Grupo Desportivo "Os Minhocas"



Uma das Formações do Grupo Desportivo "Os Minhocas", graças ao César João Sousa, foi possivél identificar quase todos os elementos.
Em pé da Esq. para a dir. -
(desconhecido), Carlos Ferreira, João Oliveira, Ismaiel Lima, Vitor Costa, Jorge Soares e José Manuel.
Em baixo - Armando Lopes, Carlos Alberto, Vasco Avelar, Mendonça, Carlos Alves,e João Furtado

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Festa no "Maritímo Sport Clube"...?



Dakota DC-3 (CS-TAD) II ...

Aterragem do Dakota na pista das Flores ainda em terra batida.





Curiosidade: lá ao fundo o posto metereológico

domingo, 10 de maio de 2009

Rua das Flores


A extinta Rua das Flores, antiga saída Norte da Vila.
Para os mais novos que já não se lembrem, usem como referência o "posto de Electricidade" ao fundo na foto e que actualmente fica ao lado do posto da GNR e perto do "café do Gil".